top of page

Minha Abordagem

Sou formada em psicologia fenomenológica. Mas... o que é isso??

A Fenomenologia surge na filosofia como ciência sobre a experiência que a consciência tem do mundo, a relação entre a consciência do saber humano e o mundo exterior a ela. Seu principal objetivo é investigar e descrever os fenômenos enquanto experiência consciente.


É o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. A palavra fenomenologia surgiu a partir do grego phainesthai, que significa “aquilo que se apresenta ou que se mostra”, e logos é um sufixo que quer dizer “explicação” ou “estudo”.


Sua metodologia científica se define como estudo de um fenômeno tal qual ele se apresenta à percepção, para descobrir sua significação. Uma abordagem altamente subjetiva, me trouxe grande entendimento quando entrei em contato com as constelações familiares, as quais me deu uma base mais concreta, principalmente quando me apoiei nas três leis sistêmicas de Bert Hellinger, dando um melhor entendimento na interpretação da consciência do sujeito, formulada com base em suas experiências e repetições de padrões familiares.


O campo da fenomenologia começou em 1901, quando Husserl publicou as investigações lógicas, seu primeiro grande trabalho, que analisou as relações entre atos mentais e seus referentes externos. É um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno, isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar.” (MARTINS, 2006, p.18).


Seu postulado básico é estabelecer a dicotomia entre razão e experiência. A fenomelogia pretende realizar a superação da dicotomia razão-experiência no processo do conhecimento, afirmando que toda consciência é intencional, ou seja, o objeto só existe para um sujeito que lhe dá significado.

bottom of page